A mostra reúne imagens que revelam a cidade litorânea sob ângulos inusitados, delicados e muitas vezes invisíveis ao olhar apressado do cotidiano.
De uma garça em pleno voo cortando o azul do céu, passando pela presença silenciosa da coruja-buraqueira em meio às areias, até o encanto da lua cheia iluminando o mar noturno, cada fotografia é um convite a desacelerar e sentir a essência poética de Marataízes. São registros que capturam não apenas a paisagem, mas a alma e o mistério guardados em cada canto, foz do Rio, árvore, ave ou horizonte do município.
Reynaldo Monteiro é reconhecido por seu olhar sensível e por transformar cenas aparentemente comuns em verdadeiras obras de arte. Engenheiro formado pela UFES, músico, vice-presidente da ONG Caminhadas e Trilhas e membro da Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, ele já participou de exposições no Rio de Janeiro, Vitória, Cachoeiro do Itapemirim e em sua Marataízes, sempre destacando a beleza natural como fonte de inspiração e pertencimento. Como músico, foi o primeiro pandeirista e um dos fundadores do Conjunto Galo Preto, uma das referências do chorinho nos anos 1970, com muitos shows em diversos teatros.
Também participou da trilha sonora do filme nacional “Ladrões de Cinema”. Multi-instrumentista,Reynaldo possui composições solo e, também, com parceiros. Frequentou o Ateliê de Gravura do Sesc Tijuca (RJ), produzindo gravuras em metal e participando de exposições e salões.
“Marataízes como você talvez nunca tenha visto” – este é o convite do artista para que moradores e visitantes redescubram a cidade, criando novas memórias e afetos a partir do encontro com essas imagens que encantam, emocionam e provocam reflexões sobre a natureza, a vida e o tempo e a exposição ficará disponível à visitação até o dia 11 de agosto (segunda- feira)
A exposição conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Marataízes, Complaca Comunicação Visual, e da Academia Marataizense de Letras, sendo viabilizada pela Lei Federal Aldir Blanc, através da Prefeitura Municipal de Marataízes, e da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, no ano de 2024.
O Centro de Convivência abrirás suas portas para receber a exposição “Um olhar sobre Marataízes”, assinada pelo Fotógrafo Reynaldo Monteiro. Venha prestigiar essa mostra que promete encantar os olhos e aquecer o coração de todos que amam Marataízes.
SERVIÇO:
Data: 02 de agosto de 2025
Horário: 15h30
Local: Centro de Convivência Renascer, em Marataízes
Endereço: Av. Lucas Rodrigues Pontes ao lado do Fórum
A entrada é franca.
