A 2ª Feira da Agroindústria Capixaba, realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), será realizada entre os dias 4 e 7 de novembro, na área externa da Ales (avenida Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá, Vitória). O evento é gratuito e aberto ao público, reunindo sabor, tradição, técnica, inovação, música e oportunidades. A feira integra as ações do projeto Arranjos Produtivos, coordenado pela Secretaria da Casa dos Municípios.
Um dos grandes destaques da programação é a Rodada de Negócios, que acontecerá no último dia do evento, sexta-feira (7), das 13h30 às 16h30, com o objetivo de fomentar negócios entre empresas compradoras e fornecedoras da cadeia produtiva. A atividade é promovida pelo Sebrae, e as inscrições já estão abertas para produtores rurais e empreendedores interessados em participar como fornecedores.
As empresas inscritas que participarem da rodada irão compor um catálogo do evento, devendo indicar as demandas que podem atender entre mais de 30 categorias, como frutas, doces, conservas, vegetais, massas, especiarias e ervas. Também será necessário inserir um resumo dos principais produtos ou serviços, que será incluído no Catálogo de Oportunidades, além de informar a área de comercialização – municipal, estadual ou nacional.
Para a secretária da Casa dos Municípios da Ales, Joelma Costalonga, a Rodada de Negócios tem papel essencial dentro da feira.
“É um momento único em que se oportuniza o encontro entre fornecedores e compradores, principalmente aqueles que estão inseridos no Arranjos Produtivos. Essa troca é essencial para ampliar mercados e consolidar parcerias”, destacou.
Minicursos, palestras e workshops
Além da rodada, o público poderá participar de minicursos, palestras e workshops, com temas voltados à gastronomia, produção artesanal, certificação e inovação. Os minicursos exigem inscrição e começam a ser disponibilizados entre os dias 17 e 24 de outubro. As atividades incluem culinária de tilápia, bolos caseiros, biscoitos, pães, pizzas, tortas, cacau e chocolate, abacaxi e macarrão caseiro, ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As palestras, abertas ao público sem necessidade de inscrição, abordarão temas como certificação de produtos artesanais, cafés especiais, processamento de pescado, registro de marcas e potencial capixaba na fruticultura. Workshops tratarão de apicultura, meliponicultura, hidroponia, produção de morangos e cerveja rústica, entre outros assuntos.
Expositores e atrações
As inscrições para expositores terminam nesta sexta-feira (17). A expectativa é reunir mais de 60 espaços com produtos agroindustriais capixabas. A programação contará ainda com atrações musicais diárias e aulas show de gastronomia com o chef Juarez Campos e outros profissionais.
Programação completa
Terça-feira (04/11)
18h – Abertura da feira
18h30 – Orquestra Sinfônica Sonore (São Mateus)
19h – Workshop “Sabor, tradição e inovação: a jornada da cervejaria rústica”
20h – Atração musical
18h às 22h – Exposição e comercialização de produtos
Quarta-feira (05/11)
8h às 12h – Minicursos (culinária de tilápia, bolos caseiros)
10h – Palestra: certificações de produtos artesanais (Idaf)
14h – Workshop de apicultura e meliponicultura
16h – Workshop de sistemas hidropônicos
18h – Aula show “Gastronomia Capixaba: tradição e inovação” – Chef Juarez Campos
19h às 21h – Atração musical
9h às 21h – Exposição e comercialização
Quinta-feira (06/11)
8h às 12h – Minicursos (tilápia, pães e pizzas)
10h – Palestra: certificação de cafés (Mapa)
14h – Palestra: abate e processamento de pescado
16h – Workshop de morango
18h – Aula show da moqueca capixaba
19h às 21h – Atração musical
9h às 21h – Exposição e comercialização
Sexta-feira (07/11)
8h às 12h – Minicursos (cacau e chocolate, tortas doces e salgadas)
9h – Palestra: “Marca registrada: o primeiro ingrediente do sucesso” (Sebrae)
10h – Palestra: “Frutas do Espírito Santo: diversificação e sustentabilidade” (Ufes)
13h30 às 16h30 – Rodada de Negócios (Sebrae e Projeto Arranjos Produtivos)
14h às 18h – Minicursos (macarrão caseiro, culinária de tilápia)
17h – Workshop de torra de cafés especiais (Senar)
18h às 20h – Atração musical
9h às 20h – Exposição e comercialização
20h – Encerramento
