O deslizamento de parte de uma falésia interditou o acesso a uma praia em Marataízes, litoral do Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (22). Um estrondo seguido de um tremor foi relatado por moradores que se depararam com uma grande nuvem de poeira provocada pelo desmoronamento. A Defesa Civil de Marataízes informou que equipes seguem monitorando diariamente a região para evitar novos incidentes. Até o momento, não há registro de feridos.
De acordo com informações da Defesa Civil, este é o segundo deslizamento de grandes proporções registrado neste ano na região. Devido a grande quantidade de barro que desceu na praia, a mesma encontra-se interditada.
Localizada há cerca de 15 km do centro de Marataízes, as falésias são consideradas Monumento Natural devido suas formações geológicas naturalmente instáveis e estão em constante processo de erosão regressiva, devido ação natural do mar e do clima que ao longo dos anos, devido erosão facilita a fragilidade do local. A área atingida possui grande valor como patrimônio geológico, já que guarda registros sedimentares do Grupo Barreiras, conjunto de rochas formadas há cerca de 20 milhões de anos, no período Mioceno.
Em suas redes sociais, a Defesa Civil de Marataízes reforçou o alerta para que seja evitado se aproximar das áreas de falésias, pois há risco de novos deslizamentos. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil: (28) 3520-6774. Confira no link abaixo.
