Morreu, na manhã desta segunda-feira (21), o papa Francisco, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo Vaticano. Pontífice ficou 38 dias internado com problemas respiratórios e morreu por AVC e insuficiência cardíaca.
“Às 7h35 desta manhã (horário local), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
Nascido como Jorge Mario Bergoglio no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, o papa começou a sua trajetória de relevância na Igreja Católica como arcebispo da capital argentina em 1998. Lá, ficou conhecido como alguém que ajudava os pobres e participava de programas sociais. Três anos depois, se tornou cardial com o título de Cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino, por João Paulo II.
Foi no dia 13 de março de 2013 que Bergoglio se tornou o papa Francisco, nome escolhido em homenagem a São Francisco de Assis, o primeiro a escolher este nome. Simplicidade, humildade e auxílio aos pobres foram algumas das motivações para o pontífice optar pelo nome. Em vida, Francisco também praticou essas virtudes e saiu em defesa das minorias em diversas situações, principalmente em relação aos homossexuais.
