A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (24), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento integra a 5ª Conferência Nacional sobre o mesmo tema e foi realizado no auditório do Centro de Convivência Renascer (CCR), equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (Semasht).
A solenidade de abertura contou com as presenças do prefeito Toninho Bitencourt, da secretária de Saúde, Ziene Costa, do secretário de Assistência Social, Eduardo Bitencourt, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Galante Neto, e de várias outras autoridades.
A conferência prosseguiu com palestra magna do procurador do Trabalho, Djailson Martins Rocha e divisão dos participantes em grupos de trabalho. Às 15h30, após a plenária final, ocorreu o encerramento do evento.
Além de ser preparativo para as conferências estadual e nacional, o evento em Marataízes teve como um dos objetivos debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª CNSTT será composta de três eixos de discussão:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
As Conferências municipais deverão acontecer até 15 de abril, estaduais e do DF até dia 15 junho. Etapa nacional será de 18 a 21 de agosto.
