Itapemirim promove debate crucial sobre a saúde dos trabalhadores na etapa municipal da 5ª Conferência Nacional.
O município de Itapemirim realizou, nesta sexta-feira (28), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, teve como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e reuniu profissionais e representantes da sociedade civil para debater propostas voltadas à melhoria das condições de trabalho e da assistência à saúde laboral.
A conferência teve como objetivo discutir e propor ações para fortalecer a saúde do trabalhador como um direito humano fundamental. Durante o evento, os participantes puderam acompanhar palestras de especialistas na área. Regina Lúcia da Silva, chefe do Núcleo de Serviço de Medicina do Trabalho e Serviço Social, abordou temas como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), a necessidade de fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com outros componentes da Vigilância em Saúde. Também foram discutidos os princípios da PNSST, como universalidade, prevenção, diálogo social e integralidade na atenção à saúde do trabalhador.

Maria Rita de Boni, secretária de Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde no Estado do Espírito Santo (Sindsaúde-ES), enfatizou os desafios das novas relações de trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores. Ela destacou a importância da participação popular no controle social da saúde do trabalhador, a necessidade de adoção de medidas especiais para atividades laborais de alto risco e a garantia de qualidade da atenção à saúde do trabalhador no SUS.
A etapa municipal da 5ª CNSTT integra o ciclo preparatório para as conferências regional, estadual e nacional. As propostas e encaminhamentos debatidos em Itapemirim serão levados às próximas etapas, contribuindo para a formulação de diretrizes que garantam melhores condições de trabalho e saúde para os trabalhadores brasileiros.
