Está marcado para este sábado (22), no Centro de Convivência, o lançamento do documentário “Memórias do Mar: a arte dos carpinteiros navais de Marataízes”, que contará um pouco da história da carpintaria naval no município de Marataízes. A atividade pesqueira e, consequentemente a construção naval, são atividades econômicas do município reconhecidas em vários lugares do país.
O historiador Lucas Machado, um dos membros do projeto, destacou que, em um evento que participou na Capitania dos Portos em Vitória, foi abordado por um participante que disse reconhecer as embarcações de Marataízes em qualquer lugar do planeta. “Dessa fala que surgiu a ideia de fazer esse documentário”, salienta Lucas.
O projeto foi contemplado com os recursos da lei Paulo Gustavo através de edital público realizado pela Secretaria de Cultura de Marataízes-ES. Além de Lucas, o projeto conta com a historiadora Laryssa Machado, coordenadora do mesmo, e com o web-designer Otávio Moreno. “A carpintaria naval é mais um pequeno recorte da história de Marataízes que precisa ser visualizadas. A arte da carpintaria está presente desde antes da colonização da foz do rio Itapemirim, sendo atividade praticada por indígenas, europeus e africanos”, destaca Laryssa Machado.
Esse é o segundo mini-documentário produzido pela equipe. Em 2024 o grupo lançou o edital “A gloriosa festa das canoas de Marataízes”, disponível no YouTube.
