A Academia Marataizense de Letras (AML) realizará, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, a Solenidade de Posses Acadêmicas, Homenagens e Comemoração dos 16 anos de sua fundação. O evento integra o calendário oficial do Ponto de Cultura, reconhecido pela Secult/ES e pelo Ministério da Cultura, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização da produção artístico-literária, da memória local e da representatividade cultural de Marataízes e do Espírito Santo.
Solenidade Acadêmica e Homenagens
A cerimônia contará com a posse dos neoacadêmicos eleitos para as Cadeiras Efetivas e Correspondentes, além da apresentação do novo Rol de Membros Honorários e Beneméritos.
Na ocasião, será prestada a Homenagem Póstuma “Ary Fiorezi de Oliveira”, em reconhecimento a um importante nome da história cultural e empresarial da região.
Outro momento de grande relevância será a homenagem às mestras da cultura popular:
-
Maria Laurinda Adão, guardiã do Caxambu Monte Alegre, da comunidade quilombola;
-
Maria Cleuza da Silva Gomes, a mestra mais antiga do litoral sul capixaba, fundadora do Jongo Mirim Chrispiniano Balbino Nazareth e cofundadora do Jongo de Memória de Marataízes.
Outorga de Honrarias
Serão concedidas as seguintes condecorações:
-
Comenda Raul Sampaio Cocco
-
Comenda Domingos José Martins
As honrarias são destinadas a personalidades que se destacam na cultura popular e nas artes capixabas.
Programação Cultural e Exposições
Além da solenidade oficial, o público poderá prestigiar uma programação cultural diversificada, com destaque para a produção artística capixaba:
-
Exposição de livros de autores capixabas, com vendas e sessão de autógrafos
-
Exposição de artesanatos e biojoias – peças sustentáveis, autorais e atemporais
-
Maestro Mauro Sérgio do Nascimento – saxofone
-
Balé Juvenil do Espaço Alice Ballet
-
Luciano Máximo – voz e violão
-
Recital de poesias com Roberto Vasco e Clério José Borges
-
Exposição e sessão de autógrafos com o escritor Guilherme Nascimento, da obra Entre Pix e Promessas
-
Participação especial da Banda Marcial Luciano Leal Cunha, da Escola Municipal Anacleto Jacinto Ribeiro de Itapemirim, sob coordenação do maestro Juliano Peres Ferreira.
Destaques entre os Membros Honorários
Entre os homenageados, destacam-se:
Coronel Alexandre Quintino Moreira; Dr. Evandro Alberto da Cunha; Dr. João Gualberto Moreira Vasconcellos; Dr. João Manuel de Sousa Saraiva; Dr. Pedro Antônio de Souza; Débora Brasil Viana Matta; Dra. Fabíola Barreto Saraiva; Domingos Teixeira Marquês; Maria Laurinda Adão; Cleuza Maria da Silva Gomes; Petruska Veiga; Maestro Mauro Sérgio do Nascimento; Willian de Souza Duarte e o prefeito Antônio Bittencourt.
Apoio Cultural
O evento conta com o apoio de: SISMAPKI; Padaria Nil Regi; Alice Ballet; Alma Produções; Casa Roxa Cultural; Maestro Mauro Produções Musicais; Associação Folclórica, Histórica e Cultural de Marataízes; Grupo Capixaba Sinfonia da Mata; Pérez Produções; Padaria da Barra; Secretaria Municipal de Turismo; site OlitoralNews; Evaldo Dias Filmmaker; Drica Dias Biojoias; Secretaria de Defesa Social e Patrimonial e a Comunicação da Prefeitura.
Informações do Evento
📅 Data: 19 de dezembro de 2025
🕖 Horário: 19h às 22h
📍 Local: Salão do Júri – Fórum de Marataízes
📌 Endereço: Av. Rubens Rangel, nº 663 – Cidade Nova
🥂 Encerramento: Coquetel fraterno
